As Lingas de correntes e seus acessórios podem ser utilizadas a temperaturas entre -40 °C e 200 °C sem redução da carga limite de trabalho.

O uso das lingas de corrente dentro do campo de temperatura permitido, conforme a tabela abaixo, não requer qualquer redução permanente na carga de trabalho quando a linga de corrente e seus acessórios retornarem a temperatura normal.

A linga de corrente e seus acessórios deverão ser retiradas de serviço caso tenham sido expostas acidentalmente a temperaturas que excedam o limite máximo permitido, e enviada ao fornecedor para inspeção.

Outros fatores que afetam a vida útil dos materiais:

Manutenção:
– Recomenda-se fazer inspeção detalhada, por pessoal qualificado, a cada ano ou intervalos menores conforme regulamentos estatutários, tipo de utilização e históricos.
– Correntes que apresentem dobras nos elos ou trincas e entalhes devem ser substituídas, assim como componentes tais como Elos de Sustentação, Ganchos deformados ou quaisquer acessórios que apresentem sinais de danos.
– Correntes e componentes não devem apresentar desgaste superior a 10% das dimensões originais.
– Lingas que foram sobrecarregadas devem ser retiradas de serviço.
– Armazene Lingas de correntes em rack adequado. As lingas não devem ser deixadas no chão onde possam sofrer danos mecânicos ou corrosão e até mesmo se perderem.

Limitação no uso:
– Correntes ou lingas de correntes não devem ser utilizadas em ácido ou soluções alcalinas, nem em atmosferas de alto conteúdo ácido ou alcalino. A alta ductilidade da liga tratada termicamente em correntes e componentes de aço liga está susceptível à fragilização por hidrogênio se exposta ao ácido.
– As Lingas não devem ser submetidas a tratamento térmico, galvanizadas, zincadas, revestidas ou sujeitas a processos que envolvam aquecimento e decapagem. Cada um desses processos pode ter efeitos perigosos e invalidarão o certificado do fabricante.
– Ao utilizar as lingas de correntes em condições excepcionalmente perigosas, o grau de perigo deve ser avaliado por pessoal competente e a Carga Limite de Trabalho deve ser devidamente ajustada. Alguns exemplos de içamentos potencialmente perigosos, são cadinhos de metal derretido, materiais corrosivos ou materiais frágeis, incluindo certas atividades offshore.