O principal requisito de segurança no transporte rodoviário é a amarração adequada da carga ao veículo. Esse sistema de amarração deve previnir que a carga não seja deslocada, evitando acidentes e garantindo a preservação da mesma.
Uma amarração de carga correta também deve prevenir movimentos ocorridos durante o transporte, como manobras bruscas, curvas e frenagem. As condições climáticas também são levadas em consideração para preservar a integridade da carga.
Força envolvida durante o processo de amarração de uma carga:
Veja alguns detalhes sobre o cuidad necessário para dois tipos de amarração de cargas
Carga Vertical
A amarração de cargas verticais corre o risco de deslize quando o piso do caminhão e a carga são lisos. Para diminuir esse atrito, é aconselhavel utilizar borrachas e mantas entre a carga e o piso. O que de fato faz a carga se prender no veículo é a força dos tensionadores (que é aplicada por meio de catracas e cintas de amarração, correntes ou cabos de aço).
Carga Diagonal
Um fator importante na amarração de cargas digonal é a capacidade de carga dos equipamentos. A carga precisa estar devidamente amarrada em todas as dimensões para que não tombe nem deslize.
A Quality Fix é um dos principais fornecedores no mercado nacional de produtos e equipamentos destinados a amarração, movimentação e elevação de cargas.
Entre os principais produtos estão: Conjuntos de Amarração, Cintas Têxteis (Acessórios para Cintas, Presilhas e Catracas), Cabos de aço e acessórios (Ganchos, Manilhas, Sapatilhas e Esticadores) e Correntes, que são utilizadas na amarração de determinadas cargas.
Gostou? Curta a página da Quality Fix no Facebook e fique atualizado com informações relacionada a Amarração de Cargas.