As Correntes de Aço são acessórios que transmitem grande mobilidade, possuem grande resistência e adaptam-se às mais variadas aplicações em elevações de equipamentos e Movimentação de Cargas em geral.

Corrente de aço

Corrente de aço

As Correntes são formadas por elos unidos entre si, sendo assim, tornam-se (em alguns casos) bem mais eficazes que os cabos de aços, oferecendo praticidade e segurança nas operações.

Corrente de Elos Aço Alloy Grau 8 transmitem força e movimento e adaptam-se nas mais variadas aplicações de amarração e Elevação de Cargas.

A utilização da Corrente de Elos Aço Alloy Grau 8 oferece maior resistência e menor peso comparado às correntes comuns.

Inspeção de correntes

As correntes Quality Fix, utilizadas para movimentação de cargas, devem ser inspecionadas – por pessoas capacitadas – pelo menos uma vez por ano. Além disso, devem ser substituídas quando seu diâmetro médio (dm) sofrer redução igual ou superior a 10% de seu diâmetro nominal. Deve-se adotar a seguinte fórmula: dm=(d1+d2) ≥0,9d

Também devem ser substituídas as correntes que apresentarem deformação por dobra ou torção, amassamento, trinca ou alongamento no comprimento externo maior que 3% o que corresponde a um alongamento no passo interno maior que 5%, caracterizando assim deformação plástica.

Corrente de Aço

Corrente de Aço

Acabamento das correntes

De acordo com as normas EN 818-2, EN 818-4 e EN 1677, o acabamento de componentes Grau 8 pode ser na cor amarelo e correntes podem ser fornecidas com acabamento em preto oleado.

Redução da capacidade de carga

As correntes de aço podem sofrer redução da sua capacidade de carga quando se encontram em temperaturas elevadas e condições extremas. O uso correto das correntes de aço ajudam a preservar a vida útil das mesmas.

Temperatura: entre -40%e 200ºC, não há alteração na capacidade de carga. Entre 200ºC e 300ºC, redução de 10%. Entre 300ºC e 400ºC, redução e 25%.

Cantos vivos: redução da capacidade de carga em 20%. Considera-se canto vivo quando o raio é menor que o diâmetro nominal da corrente.

Cargas assimétricas: redução da capacidade de carga em 50% quando o içamento ocorrer com lingas de 2 ou mais pernas.

 

Antes de qualquer uso verifique:

 

– Capacidade de carga indicada na plaqueta de identificação.

– Danos visíveis ou sinais de desgaste que possam comprometer a capacidade de carga.

– Se a corrente está livre de torções ou nós.

– A presença de pontos de içamento adequados na carga.