Já falamos sobre a importância da manilha nos processos de elevação e movimentação de cargas, agora vamos abordar sobre como identificar uma manilha com desgastes.
Desgastes e defeitos nas manilhas podem comprometer a efetividade e a segurança na operação, colocando em risco tanto a carga como a vida das pessoas envolvidas.
Portanto, antes de utilizar uma manilha, devemos seguir os seguintes procedimentos:
- Verificar se todas as marcações do corpo e do pino estão legíveis
- Se estão de acordo com os certificados e testes do fabricante
- Verificar se o pino da manilha é o tipo correto
- Avaliar se o corpo da manilha e o pino não estão desgastados, deformados, se não possuem cortes, rachaduras (trincas) ou corrosão avermelhada
Outros pontos que ajudam a identificar uma manilha defeituosa, desgastada ou que possa comprometer sua operação, são:
- Falta de identificação do fabricante da manilha;
- Dificuldade para encaixar o pino no corpo da manilha, devido a desgaste da rosca tanto no pino quanto no corpo da manilha;
- Deformação na abertura “W” da manilha (conforme desenho);
- Redução do diâmetro do corpo ou do pino da manilha
Portanto, antes de utilizar uma manilha, é fundamental seguir esse procedimento e verificar os ítens mencionados. Caso seu acessório não esteja de acordo com as especificações técnicas, você não deve utilizá-lo, pois estará colocando em risco sua operação e a vida das pessoas envolvidas.
A Quality Fix fará um webinário exclusivo sobre “O uso de manilhas para movimentação e elevação de cargas” no próximo dia 08 de abril, a partir das 14h.
Você pode visualizar o catálogo de Manilhas da Quality Fix aqui.