Linga de corrente submetida à altas temperaturas

As Lingas de correntes e seus acessórios podem ser utilizadas a temperaturas entre -40 °C e 200 °C sem redução da carga limite de trabalho.

O uso das lingas de corrente dentro do campo de temperatura permitido, conforme a tabela abaixo, não requer qualquer redução permanente na carga de trabalho quando a linga de corrente e seus acessórios retornarem a temperartura normal.


A linga de corrente e seus acessórios deverão ser retiradas de serviço caso tenham sido expostas acidentalmente a temperaturas que excedam o limite máximo permitido, e enviada ao fornecedor para inspeção.

Outros fatores que afetam a vida útil dos materiais:

Manutenção:
– Recomenda-se fazer inspeção detalhada, por pessoal qualificado, a cada ano ou intervalos menores conforme regulamentos estatutários, tipo de utilização e históricos.
– Correntes que apresentem dobras nos elos ou trincas e entalhes devem ser substituídas, assim como componentes tais como Elos de Sustentação, Ganchos deformados ou quaisquer acessórios que apresentem sinais de danos.
– Correntes e componentes não devem apresentar desgaste superior a 10% das dimensões originais.
– Lingas que foram sobrecarregadas devem ser retiradas de serviço.
– Armazene Lingas de correntes em rack adequado. As lingas não devem ser deixadas no chão onde possam sofrer danos mecânicos ou corrosão e até mesmo se perderem.

Limitação no uso:
– Correntes ou lingas de correntes não devem ser utilizadas em ácido ou soluções alcalinas, nem em atmosferas de alto conteúdo ácido ou alcalino. A alta ductilidade da liga tratada termicamente em correntes e componentes de aço liga está susceptível à fragilização por hidrogênio se exposta ao ácido.
– As Lingas não devem ser submetidas a tratamento térmico, galvanizadas, zincadas, revestidas ou sujeitas a processos que envolvam aquecimento e decapagem. Cada um desses processos pode ter efeitos perigosos e invalidarão o certificado do fabricante.
– Ao utilizar as lingas de correntes em condições excepcionalmente perigosas, o grau de perigo deve ser avaliado por pessoal competente e a Carga Limite de Trabalho deve ser devidamente ajustada. Alguns exemplos de içamentos potencialmente perigosos, são cadinhos de metal derretido, materiais corrosivos ou materiais frágeis, incluindo certas atividades offshore.

Esta entrada foi publicada em Artigos Quality Fix. Adicione o link permanente aos seus favoritos.