Finalidade dos Bastões Balizadores

O Bastão Balizador de cargas é um dispositivo para auxiliar as operações de movimentação de carga, oferecendo um ambiente mais seguro.

Este dispositivo foi desenvolvido para facilitar as movimentações de cargas e também diminuir os riscos de acidentes, fazendo com que os profissionais mantenham uma distância segura da carga. Indicado também para caminhões munck, guindastes, pontes rolantes, talhas e demais equipamentos utilizados para içamento de carga.

O Bastão Balizador é fabricado em alumínio de alta resistência, sendo assim um produto robusto e de natureza leve, para efetuar movimentos com maior facilidade.

Para o setor de segurança do trabalho, responsável por identificar os riscos dos operadores próximo a carga, através do Bastão Balizador consegue-se sanar esse risco eminente de acidentes.

A proximidade dos operadores com as cargas suspensas fazem com que os mesmos estejam no raio de ação da carga, como:

• Parada inesperada do equipamento;
• Quebra de dispositivos de içamento (barras de carga, tenaz, etc);
• Quebra de lingas e acessórios (laços de cabos de aço, correntes, cintas, etc);
• Falha mecânica;
• Falta de freio;
• Interferências externas (pessoas circulando em áreas restritas, como exemplo);
• Alterações climáticas (ventos);

Em certos ambientes de trabalho, o local onde o operador se encontra possui diversas interferências no chão, onde o mesmo não consegue ter tempo hábil de evacuar o local caso aconteça algum problema com a carga, como por exemplo, em locais onde há o empilhamento de peças e expedição de materiais.

Outro fator importante que deve ser analisado é o formato da peça, temperatura e riscos de cortes com cantos vivos. A proximidade de operadores nessas condições deve ser evitada ao máximo. Dessa forma, determinar um raio de ação seguro de uma peça suspensa é ideal para indicar ao operador e auxiliar onde deve-se manter durante a movimentação de uma carga.

Outro fator que chama atenção é o balizamento da carga, onde a prática da utilização das mãos fazem com que o operador fique em contato com a carga e no raio de ação da mesma, podendo haver graves acidentes nesse tipo de ação. A utilização do Bastão Balizador é essencial para oferecer uma barreira entre o operador e a carga suspensa, oferecendo uma distância segura e proteção das mãos.

Para aqueles clientes que estão buscando a certificação ISO 45001, a utilização do Bastão Balizador é essencial, focando na eficiência do equipamento: 6.1.2 – “A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo para avaliar os riscos de SSO relativos aos perigos identificados, levando em consideração a eficácia dos controles existentes.”

Agora conheça abaixo os nossos Bastões Balizadores:

Bastão Balizador Haste Única

Bastão Balizador Fura Bag

Bastão Balizador Laço

Bastão Balizador Articulado Standart

Bastão Balizador Offshore

Bastão Balizador TLF

Bastão Balizador U Standart

Bastão Balizador Pinça HD

Bastão Balizador On/Off

Esta entrada foi publicada em Artigos Quality Fix. Adicione o link permanente aos seus favoritos.