Como praticar Rapel

O Rapel é uma atividade vertical praticada a partir de técnicas do Alpinismo e faz o uso de cordas e demais equipamentos como Freios de segurança, Mosquetões, e Capacete.

Como Praticar Rapel - Quality Fix

Como Praticar Rapel – Quality Fix

O rapelista fica pendurado pela corda e controla a velocidade da queda pelo freio. O Rapel é frequentemente praticado em cachoeiras, encostas e pontes, e é considerada uma atividade arriscada, portanto, a utilização de equipamentos de segurança é fundamental.

Rappel é uma palavra de origem francesa que significa “chamar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas no século 20, quando franceses estudiosos de cavernas desciam em cordas para realizar pesquisas.

Equipamentos
Os equipamentos de segurança para prática do rapel devem suportar no mínimo 3 vezes o peso da pessoa que está praticando.

Mosquetão para Rapel - Quality Fix

Mosquetão para Rapel – Quality Fix

Mosquetão: É feito de duralumínio, uma mistura de alumínio com magnésio, e serve para ligar o equipamento de descensão. O mosquetão possui uma trava de segurança (dependendo do modelo, possui até 3) podendo ser manejável com uma única mão, para que o rapelista se solte em caso de emergência.

Freio de Segurança par Rapel - Quality Fix

Freio de Segurança – Quality Fix

Freio (Blocante / Descensor): geralmente possui um formato de 8, e a corda desliza entre seus elos. Aumenta o atrito e reduz a velocidade da descida.

Cordas: Fabricadas com poliéster ou Nylon, devem possuir “alma” que é um um núcleo trançado independente além da capa.

Cadeira (Baudriers ou arnês): Cinta que envolve a perna e os quadris do rapelista em forma de cadeira.

Veja todos os produtos comercializados pela Quality Fix

Esta entrada foi publicada em Artigos Quality Fix e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.