Aço Inoxidável Tipos 316 E 316L

Estes tipos de aço são o segundo mais populares aços inoxidáveis, após o Tipo 304, e fazem parte da Série SAE 300, que engloba um grupo de ligas cromo-níquel austeníticos.
Os aços inoxidáveis austeníticos como 316 são amplamente disponíveis, tem boa resistência geral à corrosão, boa resistência (dureza) criogênica e excelente conformabilidade e soldabilidade.
Tipo 316 tem 2-3% de Molibdênio incluído na sua composição química que impede formas específicas de corrosão e geralmente aumenta a sua resistência à corrosão. Tipo 316 é muitas vezes referida como inoxidável “tipo naval”, devido à sua maior resistência à corrosão por cloreto, comparado com Tipo 304, portanto tornou-se um material muito adequado para utilização em ambientes de águas salgadas.
Tipo 316L é um variante do tipo 316 com um menor teor de carbono, com o limite de escoamento inferior e uma resistência à tração inferior. 316L oferece melhor soldabilidade e também reduz a possibilidade de menor resistência à corrosão em torno das áreas soldadas.
Resumindo, o aço inox Tipo 316 é ligeiramente superior ao Tipo 316 L em termos de propriedades mecânicas, ambos são soldáveis, TODAVIA, o Tipo 366 L é ligeiramente melhor somente no quesito soldabilidade, quando submetido ao processo de solda, oxida menos na região da solda.
Se não houver processo de solda envolvido na aplicação do produto, ambos são compatíveis e podem ser oferecidos ao cliente como substitutos um do outro.

Esta entrada foi publicada em Artigos Quality Fix. Adicione o link permanente aos seus favoritos.